sexta-feira, 30 de maio de 2008

Prof. Dr. Tomás José Jane

Comunicação comunitária: uma alavanca para o desenvolvimento local

Por: Dr. Tomás José Jane

Falar da Comunicação Comunitária como um dos novos modelos de desenvolvimento local constitui nossa contribuição para um debate profundo sobre como o homem de hoje, o cidadão comum, pode beneficiar-se das novas tecnologias de comunicação e de informação, para lutar contra a pobreza absoluta. Muitos estudiosos de comunicação têm questionado a ausência da comunicação nos processos de desenvolvimento e, principalmente, nos de combate à pobreza, situação que apoquenta grandemente os países subdesenvolvidos e os que se encontram em vias de desenvolvimento, como é o caso de Moçambique. É por essa razão que trazemos para este fórum de debate o tema “Comunicação comunitária: uma alavanca para o desenvolvimento local”.
Pretendemos, com este estudo, provocar no seio dos pesquisadores aqui presentes o debate sobre o quanto necessário é o uso da comunicação comunitária como instrumento para a solução dos problemas locais e, duma maneira particular, o uso das novas tecnologias de comunicação e informação na luta pela redução da pobreza absoluta principalmente no campo e nas zonas suburbanas do nosso país.
Pretendemos, também, lançar o desafio aos pesquisadores deste rico campo de ciências da comunicação, no sentido de prestarem atenção especial especificamente à subárea de comunicação comunitária, oferecendo ferramenta que permita o cidadão a apropriar-se das tecnologias de comunicação e informação e, coletivamente com os seus parceiros, construir novos modelos e sistemas de divulgação de seus conhecimentos de produção para o seu auto-sustento, valendo-se dos meios locais de comunicação. Fazendo isso, estará, o pesquisador, contribuindo para que o esse cidadão comum, aquele que efectivamente é o produtor e alimentador da sociedade, aquele que sempre foi colocado à margem dos benefícios do poder dos media, possa, de forma mais presente e activa, participar na construção do seu presente e de seu futuro.

Palavras chaves: Comunicação comunitária, participação comunitária, desenvolvimento comunitário, combate à pobreza absoluta.