segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Para teles, Brasil tem banda larga suficiente para Copa de 2014

As doze cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 já contam com índices de penetração de banda larga fixa e móvel compatíveis com os maiores mercados mundiais de internet rápida. De acordo com levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), divulgado nesta quinta-feira, 04/08, 50% da população nessas capitais já se conectam em banda larga.

A cidade de Porto Alegre (RS) lidera o ranking de maior penetração dos serviços, com 71% dos habitantes conectados à internet rápida. Belo Horizonte (MG) vem em segundo lugar, com 68% de penetração. Nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), 57% dos habitantes têm banda larga, o que equivale, de acordo com o SindiTelebrasil, ao mercado da Espanha em 2009.

Em Recife (PE), prossegue o estudo, mais da metade da população (52%) têm internet rápida. Em Brasília (DF) e São Paulo (SP), o índice de acessos em banda larga proporcionalmente ao número de habitantes está em 47%, o que equivale ao mercado alemão de internet rápida.

Em seguida, vêm as cidades de Natal (RN) com 43%, Cuiabá (MT) com 42%, Salvador (BA) com 41% e Fortaleza (CE) com 38%, apresentando, também de acordo com o SindiTelebrasil, desempenho superior ao do mercado da Bélgica em 2009. O índice de penetração da banda larga em Manaus (AM) é de 33%, equivalente ao do Canadá, reitera também o sindicato das teles.

Em todo o Brasil o número de acessos em banda larga já ultrapassou 43,7 milhões em junho. Desse total, 15,8 milhões são em conexões pela rede fixa e 27,9 milhões são em banda larga móvel, incluindo os modems de acesso à internet e celulares de terceira geração (3G).

Durante a Copa de 2014 serão realizados 64 jogos. As estimativas do Ministério dos Esportes e da FIFA apontam para a presença de 600 mil turistas estrangeiros e de mais de três milhões de turistas brasileiros circulando nas cidades sede. A previsão é de que a cobertura das partidas superará 71 mil horas e será feita por cerca de 500 canais de televisão e por mais de 20 mil jornalistas.

Os jogos e os eventos relacionados à competição deverão ter uma audiência de mais 3,5 bilhões de telespectadores. Antes, porém, em 2013, o Brasil sediará a Copa das Confederações, que será realizada nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

Estão previstos investimentos de R$ 3,8 bilhões só na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que atendam às demandas da Copa e, sobretudo, deixem um legado de desenvolvimento social e econômico para a sociedade brasileira. O grupo de trabalho Copa e Olimpíadas do SindiTelebrasil, que envolve as prestadoras associadas, está trabalhando para assegurar o atendimento às demandas e a qualidade dos serviços de telecomunicações durante os eventos esportivos.