segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Governo toma de volta concessões de rádio e TV

Por meio do Ministério das Comunicações, o governo vai reaver 42 licenças de rádio e uma de TV. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, as compradoras não honraram os pagamentos e, por isso, perderão as concessões.

O preço alto teria sido o principal motivo pela falta de pagamento. Agora que os primeiros colocados na ordem de licitação terão as emissoras tomadas, os que ficaram na segunda posição serão convocados para assumir. Em alguns casos, informa o jornal, a diferença de valor entre as duas posições varia em 300%.

A única concessão para emissora de TV, por exemplo, custaria ao comprador R$ 5,27 milhões, de acordo com o acertado na licitação. O segundo colocado ofereceu apenas R$ 1,46 milhão, podendo então ficar com a estação por um valor 72% mais baixo que o primeiro.

Os preços se elevam porque a presença de empresas ligadas a políticos e igrejas, além de especuladores, fazem com que o interesse cresça. No caso dos especuladores, há interesse nas outorgas para revenda posterior.

Se os novos vencedores não se interessem, haverá outra concorrência pública, com regras diferentes, a ser anunciada até o fim deste mês.

Fonte: Adnews