Os 33 mineiros que estão soterrados em uma mina na cidade de Copiapó, Chile, desde agosto, receberão treinamento de mídia - media training - para concederem entrevistas a jornais e programas de rádio e televisão. O objetivo é fazer com que o grupo consiga lidar com a curiosidade da imprensa depois que forem resgatados.
Segundo informações das agências de notícias, os mineiros receberão o treinamento por meio de um circuito fechado de TV. O psicólogo Alberto Iturra, que supervisiona o bem-estar mental dos 33 chilenos, informou que o media training os ensinará a manter o equilíbrio durante uma entrevista, sobre como devem pedir ao entrevistador para repetir uma questão caso na a entendam, e sobre a melhor forma de se dizer que não gostariam de responder a uma determinada pergunta.
O grupo tem recebido comida, água e remédios por meio de três tubos de suprimentos. Além disso, os tubos mantém uma linha de comunicação com a superfície, onde alguns membros das famílias dos soterrados acampam.
Os trabalhos para resgatar os mineiros estão em estágio avançado, e conta com a supervisão de uma equipe especialistas da agência espacial dos EUA, a NASA, que enviou ao local um nutricionista, um engenheiro e um psicológo. A previsão é a de que as escavações da mina comecem em novembro.
Fonte: Portal IMPRENSA