terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Petrobras ativa posto do futuro no Rio de Janeiro

A Petrobras Distribuidora, em parceria com a Intel, inaugurou nesta terça-feira, 13/12, no Rio de Janeiro, o Posto do Futuro. O posto conceito reúne tecnologias de interatividade com o cliente com o objetivo de criar uma nova experiência de consumo nas atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviço.

De acordo com Max Leite, diretor de inovação da Intel, esta é a primeira iniciativa global da companhia com foco em postos de gasolina. A Intel desenvolveu uma plataforma sobre a qual parceiros poderão criar novas soluções e oferece-las ao mercado – a AIM (Audience Identification Management).

No caso do posto inaugurado no bairro da Barra da Tijuca, a plataforma integra-se aos sistemas de cadastramento de clientes dos postos BR, permitindo que estes sejam identificados e possam receber ofertas personalizadas enquanto estiverem no posto.

Uma vez cadastrado, o veículo – ou o motorista – será identificado no momento em que entrar no posto por câmeras e sensores RFID ligados a painéis de mídia. “Enquanto estiver abastecendo o carro, o motorista ficará de frente para um painel de led, que oferecerá serviços, produtos e também propaganda personalizada”, explica Leite.

Como ele estará previamente cadastrado, o sistema poderá informar se já é o momento de trocar o óleo, por exemplo, ou oferecer outros serviços, produtos ou conteúdo específico. “Esta experiência pode leva-lo para outras áreas do posto, como a loja de conveniência, lavagem ou troca de óleo”, explica o executivo.

Na loja de conveniência, também por meio de painéis de alta definição, os clientes terão acesso a serviços interativos como jogos eletrônicos, redes sociais e consulta a mapas, com a possibilidade de imprimir ou enviar o resultado das pesquisas por email. Na área de troca de óleo – Lubrax+ - o cadastro do veículo vai permitir a oferta de produtos e serviços compatíveis com o modelo do automóvel, seguindo as orientações do fabricante.

No back office o sistema contará com gerenciamento remoto e segurança digital proativa, que serão responsáveis pela integridade dos sistemas inteligentes e pela qualidade do atendimento digital personalizado ao consumidor. Max Leite lembra que o desenvolvimento da plataforma teve o objetivo de torna-la o mais amigável possível para o cliente, dispensando o treinamento dos frentistas.

Além do software sobre o qual roda todo o sistema, a tecnologia Intel está presente nos processadores dos displays, das antenas RFID, câmeras e quiosques, além dos servidores que hospedam a solução.

Nuvem

Falando em hospedagem, Eliza Mihaguti, gerente de arquitetura de TI da Petrobras, disse que por enquanto o sistema está hospedado na nuvem de um parceiro da Intel (não revelado), mas que a intenção da companhia é que ele migre para uma nuvem privada assim que terminar o piloto.

“O piloto tem duração programada de seis meses, período durante o qual vamos avaliar a reação do consumidor e fazer as melhorias necessárias”, explica. Após este período, o conceito deve começar a se expandir para outros postos da rede. Para isso serão criadas três categorias, a serem definidas de acordo com o movimento de cada posto: na primeira, os postos receberão a solução completa e, nas seguintes, elas serão reduzidas. “É importante que o posto do futuro seja economicamente sustentável, daí esta avaliação”, diz Eliza.

Cisco

Além da Intel, também a Cisco participa do posto conceito com o Cisco Cius, dispositivo portátil de comunicação e colaboração, em formato de tablet. Além das funcionalidades ativas do equipamento, foram customizados aplicativos específicos para a marca BR Distribuidora, que permitirão aos usuários um nível de envolvimento muito maior com todos os serviços oferecidos.

Os consumidores poderão conversar em tempo real com especialistas da BR, por meio de videoconferência em alta definição. Com isso é possível tirar dúvidas sobre rotinas de manutenção, como troca de óleo de seus veículos ou mesmo obter informação sobre outros serviços de manutenção oferecidos pelo Posto.

O Cius também possibilitará o acesso por voz ao serviço de atendimento ao consumidor da BR Distribuidora, a utilização do cartão fidelidade da BR, a obtenção de informações sobre o catálogo de produtos e as promoções mensais das lojas BR Mania, o acesso a mapas de endereços específicos da cidade, entre outros serviços.

Inicialmente, o Posto do Futuro contará com quatro unidades do Cius. Ultra portáteis, pesando somente 520 gramas, os equipamentos contam com aplicativos de colaboração em uma plataforma móvel com alto nível de segurança. Além da total interoperabilidade de videoconferência, o Cisco Cius também oferece streaming de vídeo HD e vídeo em tempo real, conferências com vários participantes, e-mails, mensagens instantâneas, navegação na Internet e a capacidade de produzir, editar e compartilhar conteúdo armazenado de forma local ou na nuvem.

Utilizando uma versão com segurança reforçada do sistema operacional Android, o Cius é uma plataforma aberta de comunicação e colaboração, cujo formato e aplicativos foram criados para permitir conexões móveis mais seguras entre usuários corporativos em tempo real, além de fornecer a capacidade de acessar e compartilhar o conteúdo de que necessitam a partir de qualquer local da rede.

Uma grande diferenciação dos equipamentos é possibilitar a gestão corporativa de maneira centralizada, garantindo a consistência e a segurança dos serviços utilizados e permitindo uma maior agilidade operacional na gestão da tecnologia.

Além do Cius, o projeto da Cisco para o Posto do Futuro inclui também toda a infraestrutura de servidores, equipamentos wireless, roteadores e switches, que garantirão robustez, qualidade e serviços diferenciados aos usuários, além de proporcionar a gestão ambientalmente sustentável do posto.