quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TV digital: perfis de interatividade visam "proteger o consumidor"

Presidente do Fórum da TV digital brasileira justifica criação de duas classes de conversores e diz que redução de custo depende do governo.

Conforme noticiado pelo IDG Now! nesta segunda-feira (9/11), o consumidor brasileiro terá dois perfis de interatividade na TV Digital.

Em entrevista concedida hoje por telefone ao IDG Now!, o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), Frederico Nogueira, esclareceu alguns pontos sobre o tema em questão.

Como serão estabelecidos os recursos para cada tipo de perfil?

Ainda estamos definindo as opções que estarão disponíveis na versão mais barata e na versão mais cara. A decisão sairá nos próximos dias, estruturada pela equipe técnica responsável.

Quem já tem o conversor pronto pode lançá-lo no mercado?

Sim. Essa é uma questão inerente ao mercado de eletrônicos.

Esta decisão de criar dois perfis atrasa o processo de interatividade?

De forma nenhuma. A nossa decisão visa proteger o consumidor para que ele saiba com clareza o que cada conversor faz. O consumidor não pode arcar com produtos de custo exacerbado sem saber qual é sua função correta.

A interatividade ainda é um futuro distante para os brasileiros?

Nos próximos meses o brasileiro poderá utilizar a interatividade. Já existem fabricantes com protótipos e aplicativos de interatividade prontos. A produção em escala comercial exigirá certos cuidados para que não haja confusão na hora da comercialização destes produtos.

E os altos preços estabelecidos?

O governo terá que ajudar a baratear o custo. Sua queda será natural ao decorrer dos anos. Quando as TVs de plasma foram lançadas, os valores pelo produto chegavam a custar 10 mil reais. Hoje adquirimos um televisor por 2 mil reais.

Como o Fórum pretende esclarecer as dúvidas do consumidor?

Nossa ideia é elucidar todas as incertezas da população em relação a TV Digital. Por meio de campanhas promocionais, pretendemos transmitir toda clareza aos consumidores. Queremos que o cidadão saiba o que está comprando. Essa é a preocupação do fórum.

Fonte: IDG Now!