A região noroeste da Inglaterra muda do formato analógico ao digital para 7,2 milhões de espectadores à meia-noite desta terça-feira (3) -0h de quarta, informou o jornal "The Daily Telegraph". Nesta ocasião, o sinal da analógica BBC 2 será desativado.
O Reino Unido como um todo possui cerca de 61 milhões de habitantes, 51 milhões na Inglaterra. Assim, 14% da população inglesa será afetada.
Será necessário que os residentes da região tenham aparelhos de TV digital ou uma caixa adaptadora, para que continuem a assistir a programas como "Newsnight" ou "Masterchef".
Os canais remanescentes no formato analógico da BBC 1, Channel 4 e Five serão também permanentemente desativados quatro semanas depois, em 2 de dezembro.
Ambientalistas preocupam-se que a mudança vai fazer muitos jogarem fora milhares de aparelhos de TV em perfeitas condições e comprarem novos modelos caros.
Eles se preocupam de que muitos cidadãos estão confusos com a troca, sem perceber que os aparelhos antigos continuarão a funcionar com adaptadores.
Pesquisa da revista "Ethical Consumer" encontrou milhares de aparelhos de TV em boas condições no lixo quando o sistema analógico passou para o digital nas regiões de Cumbria e Sudoeste da Inglaterra.
Fonte: Folha Online