sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Convênio estende canal aberto da TV Câmara a mais sete capitais

O presidente da Câmara, Michel Temer, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinaram nesta quinta-feira um convênio para ampliar a transmissão da TV Câmara em sinal aberto digital para sete capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Manaus.

A transmissão digital em sinal aberto já ocorre de forma experimental e com multiprogramação na cidade de São Paulo, junto com a TV Assembleia do estado. Nas outras sete capitais, a transmissão começará em 2010.

Para o presidente Temer, o mais importante do convênio é a oportunidade de aumento de transparência da Câmara proporcionado pela divulgação do trabalho legislativo nessas cidades. "Esse convênio que firmamos com o Ministério das Comunicações, que nos permite ampliar para oito estados a chamada TV digital, aberta, é um passo para a democratização da informação dos dados aqui da TV Câmara. Mais que um aspecto técnico, é um aspecto político, democrático. Ou seja, o cidadão não precisará de TV a cabo para poder ter acesso aos trabalhos da Câmara dos Deputados."

O ministro Hélio Costa afirmou que, com a transmissão digital, a TV Câmara poderá cumprir melhor o papel de informar à população o que é o processo legislativo e o trabalho dos parlamentares. "O sistema digital é a modernização de tudo isso. É divulgar a informação dentro do melhor ambiente, que é a comunicação digital. Além da melhor imagem e do som perfeito em multicanais, especialmente no caso de TV pública, como é a TV Câmara, ela vai poder fazer a multiprogramação", explicou.

Presidente do comitê gestor de TV Digital da TV Câmara, Sueli Navarro lembrou como um aspecto técnico importante a ser destacado que a tecnologia usada atualmente, de TV analógica, será desligada definitivamente em 2016, e até lá a TV Câmara deverá ter cobertura digital em todo o País.

Fonte: Agência Câmara